sexta-feira, 11 de abril de 2008

Classe de francês

Ei, gente!

Essa semana nossa aula de francês na ONG aqui perto começou. Tô amando! Está sendo ótimo para desenvolver o francês. Uma coisa que me deixou muuuuuito satisfeita é que agora já até tenho programas preferidos de TV porque agora já sei pelo menos do que se trata!!! rsrsrs Tá ficando cada dia mais fácil de compreender a língua.
As aulas são de 2ª a 5ª de 12:30h as 15:30h. E ainda tenho para-casa.
Tem horário de merenda também. Tô amando.
Mas o mais interessante tem sido estar em contato com culturas inimagináveis. A minha sala tem gente de muito lugar diferente. Vocês vão ver aí na foto. Legal também é vermos as dificuldades na hora de aprender francês em decorrência da língua materna. Por exemplo: o pessoal que fala espanhol não fala o "v" de jeito nenhum. Na hora do "v", falam "b" e não tem jeito. Os árabês não falam o "E" aberto e os russos não conseguem arrastar o "r".
Acho que nesse caso somos é privilegiados com nosso português tão parecido com o francês.
Mas aqui o pessoal faz questão de ensinar o francês quebecoise que é bem diferente do da França, bem mais nasal. E ai de quem tentar falar como na França. A professora, super severa, pára a aula até que se pronuncie nasalmente como um pato! O negócio vai ser ficar gripada pra não dar bandeira e pagar mico na aula!


Esses aí são meus coleguinhas. Ainda tá faltando a Behie que também é marroquina e muçulmana e por isso usa véu. A Radostina, da Bulgária tinha faltado nesse dia também. Ah, e o nome do pessoal eu chutei como escreve porque ninguém merece saber tudo, né?
O Pipe não está na foto porque a turma dele é um nível mais avançado...quer dizer, eles são mais velhos!!!!!

Nenhum comentário: