quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ei, minha gente!

Terça dia 24 de junho foi feriado aqui: Dia de Quebec. A verdade é que eu não sei bem o que aconteceu nesse dia pra ser feriado mas vou falar do que eu sei.

Eu sei que foi feriado pra comemorar Quebec e foi TODO MUNDO pra rua de azul e branco, que são as cores da bandeira da província, com a cara pintada, cheios de pinduricalhos e tals, igualzinho a torcida brasileira em época do copa do mundo. Isso significa TODO MUNDO FANÁTICO pelo Quebec.

E esse fanatismo é visto diariamente aqui. O negócio é que Quebec é uma província a parte aqui no Canadá. Tudo começou há muito tempo atrás. Quebec foi colonizada pelos franceses antes do resto do Canadá ser colonizado pelos ingleses. Em algum momento, houve uma guerra e os franceses perderam. Aí, com isso, Quebec se tornou uma provínica francofônica (que fala francês) enquanto o resto do Canadá é anglofônico (que fala inglês).

O pessoal daqui luta muito pra manter a cultura. Isso é um ponto positivo porque a cultura local é bem diferene do resto do Canadá. Aqui segue-se o ritimo europeu, ou seja, o pessoal ama mesmo é aproveitar e não "fazer dinheiro" como pensa o capitalismo. Por isso vemos os parques cheios nos finais de semana e durante a semana também. As pessoas curtem programações culturais (Montreal tem festival de tudo o que vocês pensarem. Essa semana tá começando o de Jazz e tá acontecendo também o de fogos de artifício) e artísticas. Ninguém aqui vive pra ganhar dinheiro e ter coisas. Não existe muita diferença social.

Em compensação, junto com a tentativa de manter a cultura, vem também a tentiva de prevalecer sobre o resto. Vou tentar explicar: os quebeois são um povo que acreditam que Quebec é mais do que o Canadá. Eles lutam pela separação e não se consideram canadenses. E com isso, estão sempre inventando um monte de picuinhas. Exemplo: todo o Canadá tem um código de trânsito. O Dé, que mora em Toronto, quando vem aqui fica totalmente perdido porque aqui existem regras diferentes e não simples de circulação de carro. Muitos certificados emitidos aqui não vale pro resto do Canadá e vice versa, o francês falado aqui parece um dialeto de tão diferente e cheio de nehnehm e sotaque e se você insiste em falar o francês como na frança (que é bem mais bonito e compreensível) você toma cada cortada...coisas assim, pequenas, bobas e que as vezes nos dá muita preguiça.

Não sei se consegui passar pra vocês o que eu quis dizer mas a verdade é que eles idolatram a província onde moram e cospem no país onde está a província onde moram porque acham que Quebec tinha que ser um país separado do Canadá.(ufa, que confusão). Brigas a parte, o estilo de vida aqui é bem gostoso e é o que nos fez escolher Montreal. Mas acho, pessoalmente, que existe muuuuuita picuinha por parte de Quebec em relação ao resto do Canadá.

A minha alegria é que sou brasileira e tô "sambando" pra essas coisas! Não sei o porquê do feriado mas fui também pras ruas (NUNCA de azul e branco) e me diverti bastante.
Fomos assistir ao desfile de carros alegóricos (tadinhos, acharam que estavam abafando. Ai se eles vissem o nosso carnaval!!!!)





Foi tudo bem legal, principalmente porque foi a primeira vez. O dia estava muito bonito, um calor enorme e depois choveu e depois fez calor e depois ventou e choveu e fez calor....enfim, é verão!!!!
Vimos um pedacinho de um discurso (pedacinho mesmo. A conta de tirar a foto e sair).
E depois fomos pra cada da Ila e do Luciano (esse aí super elegante de preto e branco). Aí sim a diversão começou. Criamos uma competição gastronômica (depois de comermos até pecar na casa da Bia) e eles bombaram. Tô morrendo de medo porque qualquer dia o encontro vai ser aqui em casa. Mas eles disseram que não tem problema pedir pizza!!! Menos mal! Só sei que ficamos lá até anoitecer, ou seja, bem depois das 10 da noite! A vontade é sempre de ficar e comer e conversar e continuar...mas tínhamos a labuta do dia seguinte!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tadinhos deles com esses carros alegóricos...Que dó, de tijolinho cinza...
Amiga, vc bombou? Aqui, faz a sombremesa de papaia e o frango com biscoito que vc ganha a competição.

Bjokas,

Rebs

Ps: agora que o João está bem simpático e gritando pouquinho com o nascimento dos dentes ele resolveu te fazer uma visitinha. Chegará via sedex na segunda, dia 30.

Anônimo disse...

3 Comentarios:
A - O certo eh Anglofono e Francofono (e nao anglofonico/francofonico)
B - Vc escolheu bem a foto que eu nao estava neh? tah certo... heheh
C - Nao esquece que hoje eh dia de balada na Crescent! Deixa eles lah em Quebec! hahahah
Beijos
Adilson