Ei, minha gente!
Terça dia 24 de junho foi feriado aqui: Dia de Quebec. A verdade é que eu não sei bem o que aconteceu nesse dia pra ser feriado mas vou falar do que eu sei.
Eu sei que foi feriado pra comemorar Quebec e foi TODO MUNDO pra rua de azul e branco, que são as cores da bandeira da província, com a cara pintada, cheios de pinduricalhos e tals, igualzinho a torcida brasileira em época do copa do mundo. Isso significa TODO MUNDO FANÁTICO pelo Quebec.
E esse fanatismo é visto diariamente aqui. O negócio é que Quebec é uma província a parte aqui no Canadá. Tudo começou há muito tempo atrás. Quebec foi colonizada pelos franceses antes do resto do Canadá ser colonizado pelos ingleses. Em algum momento, houve uma guerra e os franceses perderam. Aí, com isso, Quebec se tornou uma provínica francofônica (que fala francês) enquanto o resto do Canadá é anglofônico (que fala inglês).
O pessoal daqui luta muito pra manter a cultura. Isso é um ponto positivo porque a cultura local é bem diferene do resto do Canadá. Aqui segue-se o ritimo europeu, ou seja, o pessoal ama mesmo é aproveitar e não "fazer dinheiro" como pensa o capitalismo. Por isso vemos os parques cheios nos finais de semana e durante a semana também. As pessoas curtem programações culturais (Montreal tem festival de tudo o que vocês pensarem. Essa semana tá começando o de Jazz e tá acontecendo também o de fogos de artifício) e artísticas. Ninguém aqui vive pra ganhar dinheiro e ter coisas. Não existe muita diferença social.
Em compensação, junto com a tentativa de manter a cultura, vem também a tentiva de prevalecer sobre o resto. Vou tentar explicar: os quebeois são um povo que acreditam que Quebec é mais do que o Canadá. Eles lutam pela separação e não se consideram canadenses. E com isso, estão sempre inventando um monte de picuinhas. Exemplo: todo o Canadá tem um código de trânsito. O Dé, que mora em Toronto, quando vem aqui fica totalmente perdido porque aqui existem regras diferentes e não simples de circulação de carro. Muitos certificados emitidos aqui não vale pro resto do Canadá e vice versa, o francês falado aqui parece um dialeto de tão diferente e cheio de nehnehm e sotaque e se você insiste em falar o francês como na frança (que é bem mais bonito e compreensível) você toma cada cortada...coisas assim, pequenas, bobas e que as vezes nos dá muita preguiça.
Não sei se consegui passar pra vocês o que eu quis dizer mas a verdade é que eles idolatram a província onde moram e cospem no país onde está a província onde moram porque acham que Quebec tinha que ser um país separado do Canadá.(ufa, que confusão). Brigas a parte, o estilo de vida aqui é bem gostoso e é o que nos fez escolher Montreal. Mas acho, pessoalmente, que existe muuuuuita picuinha por parte de Quebec em relação ao resto do Canadá.
A minha alegria é que sou brasileira e tô "sambando" pra essas coisas! Não sei o porquê do feriado mas fui também pras ruas (NUNCA de azul e branco) e me diverti bastante.

Fomos assistir ao desfile de carros alegóricos (tadinhos, acharam que estavam abafando. Ai se eles vissem o nosso carnaval!!!!)
