segunda-feira, 2 de novembro de 2009

HORÁRIO DE INVERNO

Do dia 31 pro dia 01, o horário de verão foi embora e com ele o último fio de esperança de dias gostosos e quentinhos. C'est fini, acabou. E ontem já começou a lasqueira: 17:30h da tarde e tudo escuro.

Agora vamos assim até fevereiro quando gradativamente o sol começa a se pôr mais tarde. Nessa época, pra quem acorda cedo como eu, 7h da matina ainda é noite. E em dezembro, 16:30h também é noite. Cresce também o número de pessoas com depressão e, junto, o número de suicídios por aqui. O clima da cidade muda junto com o humor coletivo. Ontem mesmo eu e Pipe lindo comentamos isso. Estávamos na estação de metrô e o burburinho comum deu lugar pra um silêncio sem graça. As pessoas já não sorriem tanto e vira e mexe você vê reações grosseiras por toda parte.

Pra nós sul americanos, acostumados com sol e calor, é fácil entender tanta tristeza porque passar o dia trabalhando e sair e ver que já é noite, gente, dá pra deixar qualquer um doido.
E eu sempre falo que essa é a pior parte do inverno aqui. Não é o frio cortante nem a neve. É a falta de luminosidade do sol.

Mas não temos como fugir. O jeito agora é organizar atividades adaptadas. Quero muito ir ver todas as exposições, museus e tudo que for em lugar fechado e quentinho. Vamos também fazer festival de caldos entre a gente e muita jogatina.

E em dezembro, quando a neve chegar, skiiiiiiiii. Uhuuuuuuuuuu! Amo muito!

A foto é só pra lembrar que no fim, o sol sempre volta a brilhar!!!!!
(na foto, já eram umas 19h).

Nenhum comentário: