segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ÉCONOLOGIS




Sexta feira recebemos a visita dos técnicos do Éconologis, que é um programa do governo do Quebec – mais especificamente da Agence de L’Efficacité Enérgetique – que presta um serviço às famílias no intuito de fazer com elas economizem energia elétrica.

Os técnicos vêm e avaliam o imóvel para ver os possíveis pontos de escape de calor e se o aquecimento é suficiente ou inadequado. Eles verificam as saídas de água – a água quente é responsável por 30% do consumo de energia de uma residência – além da idade da geladeira para ver se ela tem consumido muita energia. Se a geladeira estiver fora dos padrões de consumo, eles dão uma novinha em folha. Infelizmente a nossa ainda tá dando um caldo!

Entre os serviços estão a troca de lâmpadas por lâmpadas econômicas, vedação de portas e janelas, instalação de bicos econômicos nas torneiras e chuveiro (aerateurs), ajuste de temperatura de boil (para quem tem aquecimento central), entre outros. Eles fazem também a troca dos termostatos analógicos dos aquecedores elétricos por termostatos eletrônicos. Segundo eles, essa troca proporciona uma economia de aproximadamente 10% no consumo elétrico. Para nós aqui em casa, eles deixaram um termômetro eletrônico que funciona também como medidor de humidade. E tudo isso gratuitamente! Imaginem a alegria do PIpe Lindo quando viu eles trocando tudo e sem cobrar um tostão!

Para nós as dicas dadas foi a parte mais valiosa da visita dos técnicos. Aprendemos a usar os aquecedores adequadamente – e que cada um possui um termostato interno. Aprendemos a usar o ventilador de teto na função exaustor (para fazer com que o ar quente desça) e que é muito bom abrir as portas durante o inverno para que uma corrente de ar entre fazendo a humidade abaixar.

Estes foram apenas alguns dos serviços que eles prestam. Para mais informações http://www.econologis.ca/

No último inverno, nós desperdiçamos muita energia e continuamos a sentir frio. O resultado foi uma alta na nossa conta da HidroQuebec. Nesse inverno não quero saber de bater queixo dentro de casa não. Eu quero é poder usar biquini e esquecer que tá fazendo frio lá fora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sinto dizer que há câmeras espalhadas por toda sua casa, telefones grampeados e que vcs estão na mira do governo. Se bobear estarão no youtube amanhã. Fico impressionada ... é só dizer que é de graça e que vcs deixam eles instalarem isso tudo na casa de vcs. O sapo cinza e o rinoceronte azul estão próximos.
Fiquem atentos!
Darcília

Anônimo disse...

Ow legal demais!
Aqui no Brasil eles fazem igualzinho...
Angelina

Flavia disse...

O frio ainda não chegou pra essas bandas daqui... Mas desde que o João nasceu, encontramos a "desculpa" ideal para aumentar alguns graus no aquecedor e casa sempre estar quentinha. Adoro!

Sobre a ferramenta que eu falei no post anterior, é do contador de visitas StatCounter.
é bem legal e completo, te dá varias pistas de quem te lê.
Ex: Veio de que blog, cidade, ou se veio pelo google qual é a palavra chave que ele encontrou pra chegar até aqui.

Se vc quiser trocar de contador, e precisar de ajuda me da um toc.
o link é esse:
http://www.statcounter.com/
e o meu e-mail:
flaviaflow@gmail.com

beijao