quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO

Pra comçar, quero explicar que ando sumida porque estou descomputadorizada. Meu computador pegou um vírus do tipo que vacina denhuma dá conta. O bichinho tá desde domingo em coma, nem ligar liga. Daí que eu tô tendo que dividir o computador do Pipe Lindo que precisa dele o tempo todo. Paciência...

Mas a copa do mundo começou e eu fanática torcedora que sou dei meu jeito de vir aqui falar.
É a minha primeira copa do mundo fora de casa. Só aí já tinha motivo pra ficar de coração na mão. Mas até que tem sido bem interessante viver a copa fora de casa.
Desde que os jogos começaram, diferentemente do que pensei, não se fala em outra coisa. Como o Canadá não tá na copa, eu pensei que eles nem se ligassem nisso. Mas me enganei, graças a Deus. As emissoras têm transmitido os jogos e as pessoas só comentam sobre isso. Claro que o fato de Montreal ser uma cidade tão multicultural e tão cheia de imigrantes do mundo todo - e quando eu digo mundo todo é literalmente - ajuda a ver o assunto na boca do povo.
Desde sexta temos visto bandeiras de diversos países desfilando pelas ruas em carros, nas janelas das casas nas camisas. As opiniões dos favoritos também varia um bocado mas o mais emocionante é ver gente de tudo que é canto do mundo torcer por nós.
Ontem, na estréia do Brasil, fiz todo mundo que trabalha comigo ir de verde e amarelo. A galera já nutre uma simpatia sem igual pelo nosso país e ontem foi todo mundo de verde e amarelo trabalhar. Dei meu jeito de sair a tempo do jogo mas sei que elas ficaram acompanhando pela internet. E eu acho isso tão bonito, fico tão lisonjeada...Hoje quando cheguei na garderie vieram todos me falar do jogo e da vitória. Todo mundo feliz, todo mundo contente de me ver contente com meu país. Lá na fisioterapia foi a mesma coisa. Todos falando que ontem, enquanto viam o jogo, torciam pelo Brasil porque lembraram de mim. A mulher chilena, a fisioterapeuta do Camboja, o paciente italiano, a secretária canadense todos se uniram a nós na tordida. A cubana da academia também veio me contar que torceu pelo Brasil.
No meio disso tudo eu fico pensando que dessa vez eu não tô só seguindo a copa do mundo mas tô vivendo a copa do mundo. Sim, tô no meio de povos diferentes, culturas diferentes torcendo cada um pro seu país do seu jeito, da sua maneira e com a sua paixão. Mas pra cada um que eu conto que sou brasileira me vem um sorriso cheio de simpatia e admiração. E no meu coração fica só o desejo de que nosso time faça bonito pra honrar tanta paixão.


Taí a torcida organizada da garderie. Foi uma festa linda. Elas já se sentem brasileiras e todos os dias já me dão o tão gostoso "bom dia". 
Eu sinceramente espero que o nosso time continue dando exemplo de alegria, humildade e, principalmente, exemplo do melhor futebol do mundo!!!!!

Um comentário:

Drinho e Nessa disse...

Olá Turus... muuuito, muitissimo legal o blog de vc´s... chegamos até ele, através do link de um casal que acompanha nosso bloguezinho... puxa... trajetória bacana hein
estamos às vesperas de nossa viagem e ainda não definimos nosso canto futuro; estamos divididos entre Gatineau e Monttreal... rs rs rs
Bem, visitem nosso cantinho qdo tiverem um tempo: drinhoenessa.blogspot.com. e... keep in toch!!!
Drinho e Nessa.