sábado, 4 de outubro de 2008

Notícias da semana

1- Semana corrida. Trabalhei todos os dias e estudei a noite. Maratona cansativa. Comecei um curso que se chama Formação Internacional pela YMCA. Ainda não sei bem explicar pra vocês o que é o curso mas estou gostando demais. Lá vemos maneiras de ajuda humanitária e social diante das necessidades mundiais frequentes e de grandes tragédias. Tô fazendo porque não tem jeito: ajudar é o que eu quero fazer na minha vida. Seja os amigos, família, desconhecidos, cachorro, papagaio ou piriquito. O fato é que é isso que arde no meu coração. O curso é só durante o mês de outubro e no fim eu conto mais pra vocês.

2- Descobri que minha professora de francês gramatical me detesta. Nunca fiz nada pra mulher mas essa semana, como estava cansada, ela conseguiu com que eu tomasse birra dela. E na última aula passei vários minutos pensando em como seria bom dar uns beliscões nela. Será que isso é pecado?

3- O Pipe já tá 100%, graças a Deus. Sei disso porque esses dias peguei o bonitão no flagra roubando sorvete do congelador. Isso porque o médico proibiu de ingerir leite por 2 semanas. Pelo menos ele não passou mal, o que imagino ser sinal de que ele já tá zero de novo. Só que agora tá suuuuuuuuuper chato pra comer. Chega a ser engraçado: ele cheira tudo o que vai comer e não come comida de um dia pro outro mais. Mesmo que esteja na geladeira. Fala que pode passar mal de novo e que tá com trauma. Até aí tudo bem. O pior é me proibir de fazer o mesmo. Fala sério! Meu estômago é de avestruz e eu posso comer o que for que não passo mal. Eu mereço...

4- Conversei com minha mãe e ela contou que meu papagaio tá cada vez pior. Essa semana ele entrou na bolsa dela, abriu uma outra bolsinha que estava lá dentro e onde ela guarda remédios para emergências, e tomou uma neosaldina e um tilenol. E não passou mal. Quando minha mãe me ligou ela estava de plantão pro caso do danadinho ter algum piripaque. Mas isso já faz 4 dias e ele não morreu mas continua impossível. Inclusive continuando a bicar o pé da minha mãe e gritar "ai" bem alto.

5- Continuo o meu curso de francês escrito das 2 feiras. Tô amando. A professora é ótima e tem uma paciência de Jó. Porque na minha sala só tem mulher e uma fala mais do que a outra, cada uma com um sotaque de um lugar. Mas tô aprendendo muito.

6- Outra coisa chata é que tem uma nova educatrice na Garderie que é uma mala sem alça e com fecho estragado. Tá difícil de aguentar a bendita. Ela é romena e grossa pra caramba pra falar. Além disso é prepotente e preconceitusa com negros. Detalhe: é a única educatrice que não é negra. Então vocês podem imaginar o clima que as vezes fica lá na garderie. Eu realmente não consigo entender como ela conseguiu ser contratada. Ela é formada mas não tem o mínimo jeito com a criançada. Super dura e grossa. E não gosta de fazer nada: não entra na piscina, não pode empurrar o carrinho porque dói o pulso, brinca com as crianças só assentada no chão. Não sei ainda onde isso vai parar mas só sei que está todo mundo reclamando demais e ninguém gosta dela declaradamente. E eu lá, no meio disso tudo, ajudando todo mundo e aguentando o mal humor da bendita!!!

7- A última é uma constatação. CRIANÇA É A MELHOR COISA DO MUNDO!!!! De qualquer tamanho, sexo, cor, nacionalidade, ano de fabricação...Como vocês podem ver, minha semana é uma loucura (isso porque nem mencionei os serviços domésticos, os estudos e para-casas (é mole?) e a temperatura já firmada em abaixo de 10 graus). Mas se tem uma coisa que eu realmente tenho prazer é de estar com elas. Essa semana estávamos na biblioteca com as crianças de 4 anos e de repente um começou a chorar - absolutamente do nada - e chamar pela mãe. Eu falei que ela viria como sempre no mesmo horário mas ele nada de parar. Chamei ele pra vir no meu colo e ele fez que não. Aí achei estranho porque é super querido e dengoso. Então o puxei e aí, ao sentir um cheirinho de cocö, entendi tudo. E nessa idade, essas coisas são a morte. Delicadamente, perguntei se ele não queria ir no toalete comigo e lá, enquanto o limpdava um jeito na bagunça (graças a Deus foi só uma bolinha de cocô na cuequinha) ele me fez prometer 8 vezes que eu não contaria pra ninguém e me perguntou mais umas 9 vezes se isso realmente não era nada demais. Disse que não, que é muito comum uma pessoa tentar soltar um pum e um acidente acontecer. Aí falei que jogaria a cuequinha fora e ele iria só com a calça jeans até a garderie e lá ele colocaria uma outra. Ele chorou e disse que queria lavar a cueca em casa. Renatinha disse ok!, enrolou a cuequinha, que cabia na palma da minha mão, num monte de papel de mão e colocou na mochila. E dále Renatinha andando na rua com a cuequinha suja e enrolada na mochila pra entregar pra mãe da criaturinha, que todo dia diz que me ama do fundo do seu coraçãozinho.

É isso que quero dizer. Por eles tudo vale a pena. Vale a pena aguentar romena chata e acordar cedo no frio. Porque a transparência deles, o carinho sincero, o beijo babado, um pedido de colo, um abraço desajeitado, isso não tem preço e é a coisa mais pura do mundo. Porque graças a Deus eles ainda não sabem fingir coisas tão profundas (mas sabem fingir que estão chorando quando querem muito alguma coisa. Justificável). E o dia pode estar cinza o que for que quando chego lá e ganho um "Bonjour Renatá" acompanhado de um abraço ou quando algum vem correndo me mostrar a blusa do homem aranha ou quando uma pequena vem correndo me mostrar que o tênis dela é igual ao meu, tudo se ilumina.

E se eu sou tão feliz e realizada assim com os filhos dos outros, fico só imaginando como será com os meus turuzinhos...


Reparem só nas bochechas da galera pequena.

Esse não é o da cuequinha breada não. Mas mesmo chorando ele é um charme.
Essa é a "mis garderie". O pai dela tirou um ano de licença remunerada (isso mesmo, podem babar porque aqui isso é muito comum) e foi pro Brasil com esposa e filha. Então, essa pequena que hoje tem um ano e meio, foi pra Salvador com 6 meses e lá aprendeu a andar na areia, tomar água de côco, sorrir, ser simpática, alegre e tudo que o Brasil tem de bom. Tem 2 meses que ela voltou e ama cantar "parabéns pra você". Sinceramente, ela se tornou uma baianinha de verdade. Impressionante!!! Sophie, minha professora de inglês.
Elsa, a fashion.
Reparem na bochecha. O olhar já entrega a personalidade forte. Qualquer dia desses eu roubo ela pra mim.

Olha a galera um pouco antes do lanchinho da manhã. Impressionante como gostam de ler, ou simplesmente de livros...ainda não sei!


E voilá um videozinho do Antoine (o meu preferido de sempre) olhando pro objeto mais interessante da sua vida: a bola!!!

5 comentários:

Pat disse...

Coloca mais vídeos de vcs conversando em francês!!!!
Conversa mais com Antonie!!!!
bjs
Pat

Anônimo disse...

nusga...você é a mulher maravilha! que tudo essa semana... que tudo essas crianças...que tudo você pensando em seus turuzinhos!!!
Iolanda

Mari disse...

adorei!! muito bom ouvir o outro lado da garderie... muito fofas as suas crianças!
beijo, mari
(vem cá, não é pra linkar seu blog, é isso mesmo?)

tia Albinha disse...

Rê querida,
imagino como deve estar cansadinha...mas o bom é que voce tem pique e saúde, graças a Deus. É bom demais saber todas as notícias e isto nos abençoa. Um grande beijo pra voce e pro Pipe.
mamae e papai

Anônimo disse...

Amiga,

Que bom que o blog voltou a toda!!! QUe alegria! Esse segundo baby parece um pouquinho com o João. Infelizmente poucas pessoas são tão bem humoradas como vc, daí a professora de gramática e a romena. Só fazendo piada pra não estressar.

Amo vcs! Ô Pipe libera a Rê de comer as merendas!

Rebs