quarta-feira, 26 de março de 2008

Coisas

Então...

quero contar sobre esses 4 últimos dias e tá difícil organizar as idéias. Desde que chegamos estamos curtindo férias e lua de mel. Como desde de 6ª feira foi feriado de Páscoa aqui, nossos amigos nos levaram a muitos lugares para conhecer. Comemos em muitos lugares diferentes (aqui tem restaurante de todo lugar do mundo. Só não achei ainda um brasileiro mas quando eu encontrar um...com certeza vou lá dar um prejuízo enorme porque tô doida pra comer um daqueles PF ajeitado, com comida vazando pra fora do prato. Quem me conhece sabe!)

Uma coisa que temos percebido aqui é o tipo de sociedade tão diferente da nossa. Já explicaram pra gente, mas ainda vamos estudar a fundo no curso que vamos fazer, que é uma sociedade com valores familiares TOTALMENTE deteriorados. O povo é totalmente contra tudo referente a igreja. Ou seja, quase não há casamentos: o povo se junta apenas. Com 18 anos a pessoa tem que arrumar seu próprio canto pra morar, como nos EUA. Vemos pessoas com os pais morando no inerior, um irmão morando num bairro e ela própria em outro. Os irmãos quase não se vêm e os pais então...só em ocasiões muito especiais. Aí perguntei: meu Deus, o que será dos velhinos daqui! FAlaram que ficam a "Deus dará" e é muito comum prédios inteiros construídos em que só moram idosos e lá há diversas atividades pra eles. Quem não tem condições de pagar pra morar num lugar desses, padece em casa mesmo! Muito triste isso. Pude sentir o preconceito com o casamento no dia em que fomos fazer nosso cartão de saúde e a mulher não quis de jeito nenhum colocar meu nome de casada no cartão. Pedi, expliquei mas não vi ela colocando. MEU DEUS, EU LUTEI MUITO PRA SER VIEIRA! Aí explicaram que é assim mesmo e eu fiquei pasma.

Outra coisa característica aqui é o fato de que religião é como algo proibido. Não têm nenhuma, não falam e não discutem sobre. Nunca. Por um lado é bom porque há muitos tipos de imigrantes, principalmente árabes e, assim, não há brigas. Por outro lado, a sociedade fica sem valores e já colhem o fruto disso. Montreal tem o segundo maior índice de suicídio do mundo. São em média 4 por dia. A maioria jovens.

Mas o que mais me horrorizou mesmo foram duas coisas: uma que o Lúcio nosso amigo nos contou. Ele conversava com uma amiga na faculdade e papo vai papo vem ele falou sobre Jesus com ela e ela perguntou quem era esse. Ela NUNCA tinha ouvido falar dEle. E como ela, o Lúcio disse, tem milhares que nunca ouviram falar. Outros já ouviram falar mas não têm noção de quem seja. A outra coisa pior ainda é que, o Lúcio tava explicando, que os palavrões por aqui, diferente do resto do mundo em que têm os palavrões como palavras com fundo sexual, aqui têm fundo religioso. Se vc quer xingar alguém ou falar uma palavra feia fala-se (vou escrever em português porque ainda não sei em francês) hostia, tabernáculo...Mas se vc realmente quer ofender alguém profundamente com uma palavra considerada a pior de todas, basta chamá-lo de CRISTO. Isso mesmo!!!! Aqui, ser chamado de CRISTO é uma ofensa horrorosa. Meu Deus! Meus olhos se enchem de lágrima e chego a arrepiar de contar isso.

Por isso, família e amigos, apesar da saudade, creio mesmo e cada vez com mais certeza, que Deus tem algo especial pra nós aqui. Desde que começamos o processo peço a Ele que isso não seja apenas a realização de um sonho nosso mas a realização de um propósito dEle. Estando aqui, mesmo não sabendo ao certo o que nos espera, o mínimo que quero é fazer diferença nesse lugar com quem cruzar nosso caminho. O fato de sermos um casal jovem já é algo diferente, já chama a atenção. Quero mesmo tranformar o meu redor, de verdade. Deus sabe.

Fora essa esquisitice toda que contei, tá tudo indo bem demais. Todo dia oramos e agradecemos a Deus tanto detalhe lindo que Ele cuidou pra nós. Se vocês vissem nossa casinha, iriam entender do que falamos. No domingo, fomos visitar a igreja que nossos amigos frequentam. Parece bem com a Vineyard porque eles se reúnem num antigo cinema e o louvor é bem animado!!!! O pessoal nos recebeu muito bem, com muito carinho e quiseram almoçar conosco. Foi ótimo! Nesse dia tava frio demais e até chorei enquanto vínhamos pra casa porque doía tudo. Aí, chegando em casa, pra compensar, enchi a banheira com água quentinha e fiquei de molho lá um tempão! Deus é bom porque temos banheira. Era meu sonho! (todo apartamento aqui tem!! rsrs)

Abaixo, seguem algumas fotos dos últimos 4 dias.

Pat, Júlia, eu, Rara, Lúcio, Pipe na nossa primeira noite aqui comemorando nossa chegada com um petit gateau maravilhoso!!!
Foi nesse dia que lágrimas rolaram por causa do frio !

E foi nessa banheira que me aliviei! Graças a Deus!!!

Essa é a sacadinha da nossa casa, na porta da rua. Reparem na água congelada que pingou do telhado. Brinquei muito de furar o Pipe com isso. Ele não gostou muito!

Um comentário:

Unknown disse...

Princesa,
Não tenho dúvidas que Deus tem muuuito pra fazer na vida de vocês e através de vocês nesse lugar.
Ler este texto realmente mexeu comigo.
Caramba! São muitas e muitas pessoas que não tem noção de como é bom vivemos o amor de Jesus.
Fico muito feliz pq Deus escolheu você e o pipe (além da ju, pat, rafa e lúcio) pra mostrar o amor Dele para essas pessoas.
Vocês exalam esse amor. As pessoas vão ver fácil fácil.

Deus continue abençoando vocÊs ai.

Beijos

biltty