terça-feira, 20 de janeiro de 2009

ESPERANÇA

Eu detesto falar e discutir política. Cada um na sua e respeitando todo mundo. Ah, e rindo das bizarrices.

Mas hoje me rendi diante da posse do Obama. Nem tava me ligando nisso mas aí estava eu hoje malhando em cima da esteira (é, meu povo. Tô malhando) e vendo a tv que estava ligada transmitindo a posse e não pude deixar de me emocionar.

Tudo começou no final de semana. Assistimos um filme - e recomendo - chamado " O grande debate" (não sei o nome em inglês mas é algo parecido com isso). O filme é baseado numa história real e o contexto é o racismo nos EUA nos anos 30. É ótimo e do jeito que eu gosto: com final feliz e emocionante.

Mas aí passei um tempão pensando nessa coisa da colonização-escravidão-racismo-preconceito. Concluí, na minha ignorância, que a colonização-escravidão marcou pra sempre a raça negra. Primeiro porque, infelizmente e vergonhosamente, sim, ainda existe racismo e preconceito pra todo lado. Segundo que aí fiquei pensando... mesmo na África, onde são a grande maioria, a coisa ainda tá pior. É só pensar nos conflitos e guerras por lá e que o mundo não dá a mínima. Sim, porque isso eu posso dizer com certeza: os únicos que realmente estão envolvidos com algum tipo de ajuda humanitária verdadeira por aquelas bandas são ONGs, instituições de ajuda e população civil com condições de ajudar. Os governos estão se lixando.

E hoje assisti à posse de um presidente negro na maior potência mundial. Cara, me emocionei mesmo (eu me emociono fácil). Tá bom, tá bom. Tenho ouvido, e vou ter que concordar, que talvez ele seja a maior decepção porque estão depositanto muita esperança nele. Mas e daí? Ele tá lá e é isso que importa. Se será uma decepção ou não, isso veremos. E se ele decepcionar, não será um privilégio dele. Qual presidente de qual país não deixou uma legião de desapontados?

Eu sou muuuito otimista sempre. E aposto sempre na esperança. Porque é ela que move o mundo. Ou então sentamos e padecemos porque tá tudo uma porcaria.

Pra finalizar: o cara é fera, já é um vitorioso por estar lá e eu tô torcendo é pra ele decepcionar os pessimistas.

Que Deus abençoe MUITO o novo presidento negro dos EUA com sabedoria, paciência, humildade, longanimidade, alegria, paz e muito amor no coração pra fazer a coisa certa. E, claro, muita, mas muita esperança e fé em Deus e no ser humano!

3 comentários:

Luciano disse...

Muito bom Re! Realmente não há nada de mal em se deixar levar um pouco e se emocionar, principalmente pelas coisas certas. Eu achei bonito também.
To contigo! rs
Lu

Anônimo disse...

É por isso que eu te amo cada dia mais. Primeiro, tá malhando. Segundo, tá vibrando com o 1º presidente negro dos EUA igual eu. Vc é tudo Renatinha.

Bjokas,

Rebs

Anônimo disse...

Filhinha do meu coracão.
este seu comentario da posse do Obama é realmente muito bom tô orgulhosa da minha filhona do quanto vc é sensível e bom coracão.
Mas eu também sou fanzona deste presidente e da esposa dele também,acho a família toda linda.
Que DEUS o abencoe e o enhe de sabedoria.