terça-feira, 30 de novembro de 2010

SAÚDE PÚBLICA NO QUEBEC





Voilà uma reportagem que mostra um pouco da situação da saúde aqui no Quebec, Canada (eu tirei isso do blog Premier Monde).

Uma senhora de 78 anos, Therese de Repentigny, após 6 horas aguardando atendimento em uma emergência no Hospital St-Luc venho a falecer sem atendimento médico.
A senhora, de uma família da cidade de Point St-Charles estava reclamando de dores e pela meia-noite, uma funcionária do hospital iria fazer um exame de sangue e ultrasom, mas disse que precisaria ir ao banheiro antes. Nisso a senhora começou a passar mal dizendo a filha que não estava se sentindo bem, foi quando ela caiu e a filha começou a gritar pedido ajuda.

Para mostrar a insensibilidade dos funcionários do hospital, deixaram a vítima sozinha em um quarto e nem chegaram a informar que a senhora havia morrido à filha, somente perguntaram se a filha sabia o ultimo pedido da mãe, foi então que ela pensou que a mãe teria morrido mas não acreditou, indo ao quarto para ver a mãe, deu um beijo nela e sentiu que ela estava fria, foi ai que caiu a ficha.

Ninguém do hospital quis se pronunciar sobre o ocorrido e um funcionário disse que a senhora foi atendida na medida do possível e a super lotação dificulta na qualidade de atendimento.

A única coisa que tenho a dizer sobre isso é que pode acontecer com qualquer pessoa que precise de verdade de um hospital aqui no Québec, não sei se em outras províncias a saúde está tão ruim assim. Que primeiro mundo é esse? A saúde aqui na província não está nada bem, saímos do Brasil com medo da violência e aqui não sabemos o que nos espera quando precisamos de uma emergência hospitalar.

Fonte:
http://www.cbc.ca/canada/ottawa/story/2010/11/16/mtl-hospital-death.html?ref=rss

Nenhum comentário: