sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CHUVA DOS INFERNOS

        Aqui desse lado esquecido do mundo acontece um fenômeno (que deve acontecer em outros lugares também) que se chama "pluie verglaçante" que vem a ser "chuva congelante é um tipo de precipitação que começa a cair desde as nuvens à superfície em forma de neve, a grandes alturas, derrete-se completamente enquanto cai, quando atravessa uma camada de ar com temperatura acima do ponto de congelamento (0°C), e logo encontra uma segunda camada inferior a níveis mais baixos de temperatura que a primeira, sobrefundindo-se. Esta água então congelar-se-á ao impactar-se com qualquer objeto que encontre,podendo o gelo acumular-se até vários centímetros, com uma camada de gelo transparente." (Wikipedia)
     
      Em resumo é uma chuva que cai líquida e vira gelo imediatamente em contato com a superfície gelada. No caso aqui TUDO.
    
      Ela chega a ser perigosa. Em 1998 houve uma dessas por aqui que deixou milhares de pessoas sem eletricidade por vários dias. E não ter eletricidade nesse frio todo é um caos: não se tem aquecimento! Muita gente morreu, muitos animais morreram no pasto e muitas plantaçoes se foram. Os reflexos são sentidos em todos os setores, principalmente na economia. As pessoas tiveram que ficar acomodadas em hotéis e outros estabelecimentos que possuem gerador próprio. Foi um caos durante, em alguns casos, mais de um mês.
Pois bem.

       Hoje Renatinha acordou feliz como sempre e em especial porque é sexta. E quando colocou os pezinhos do lado de fora quase tomou um tombão daqueles.
Gente, T U D O congelado! Não era neve mas uma camada fina de gelo super-hiper-mega-ultra-big-ultra escorregadio. Um quiabão só.

       Voltei, troquei o tênis pela bota achando que poderia adiantar. Necatipiribas!

       Era umas 6:40h da manhã e eu via os carros andando devagar e mesmo assim deslisando na rua. Meda, meda, meda!

       Não preciso nem falar a marmota que foi pra chegar até o metro e depois até a garderie. O percurso que faço em 15 min eu demorei hoje 45 min e um tombo de quatro no chão que deve ter feito a alegria do moço que tava atrás de mim e teve uma visão privilegiada do popozão pra lua (o moço todo elegante e classudo também caiu alguns metros depois hihihihi).

       Quando cheguei às 7:15h na garderie, que abre as 7h, tudo fechado porque não tinha ônibus e todo mundo tava atrasado ou simplesmente não foi. Muitas escolas fecharam, muitos pais ligaram pra dizer que ficariam em casa, a diretora cogitou a hipótese de fechar a garderie. Caos, caos, caos. Aos poucos as éducatrices foram chegando assim como as crianças. Eu e minha colega passamos a manhã rindo observando as pessoas deslisando na calçada (ô dó).


Tô de celular novo e aproveitei pra fazer umas fotos.
Na calçada, onde vocês estão achando que tá molhado, é gelo, minha gente!
Imagina eu agarrada igual uma lagartixa na parede pra conseguir andar nessa subida do quiabo!


Aqui o lote vago por onde passo. Até a lama congelou! Eu passei agarrada nas árvores!
Pelo menos deu pra rir um bocado. De mim mesma, claro!

Um comentário:

Rebeca disse...

Rê, esse escuro é na hora que vc chega ou que vc sai?