quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CIRURGIA DO PIPE LINDO

Hoje faz uma semana que o Pipe Lindo operou o joelho. Ele fez operação pra arrumar o menisco que ele machucou depois que um pê-do-bó chamou ele pra dar uma volta inteira na cidade de Montreal de bicicleta. Depois de 5 horas pedalando forte ele chegou em casa morrendo de dor.

Daí que isso foi há praticamente um ano atrás. E aí ele continou com a dor até operar.

Como esse blog é de utilidade pública também, vou explicar o caminho pelo sistema de saúde até chegar à operação em si.

Primeira coisa: procurar um médico - que será unica e exclusivamente um médico geral.
- Neste caso as opções são: uma clínica onde você chega e a ordem de atendimento é o antigo "quem chegou primeiro é chamado primeiro" - são as clíniques sans rendez-vous. Nesses casos você pode esperar de nada até o dia inteiro. Aqui vale uma observação. Eu já fui a algumas clíncas em que os médicos eram senhores e senhoras orientais e que não entendiam patavinas do que a gente tava falando (Nada, absolutamente nada contra os orientais). Numa das vezes a minha amiga Bia foi porque tava com queimação no estômago e o médico perguntou desde quando ela estava tossindo. Foi o mesmo médico que me perguntou quantos dias eu queria de licença do trabalho. Mas existem clínicas com médicos muito bons também, só que você vai ter que procurar um bocado.

- Você pode também procurar uma clínica em que você pode marcar uma consulta - cliniques avec rendez-vous. Nestes casos pode demorar de nada até meses.

Os CLSC`s também têm médicos com e sem consulta marcada. Mas são normalmente os lugares mais lotados e o tempo de espera é altíssimo. São também os lugares com mais estrutura com médicos gerais e especialistas e alguns até já fazem alguns exames lá mesmo.

Uma outra coisa que também pode acontecer - como aconteceu algumas vezes comigo - é de você chegar numa dessas clínicas sem consulta marcada disposta a esperar porque já não aguenta mais o sofrimento e a secretária te dizer que se você não tem uma ficha lá o médico não pode te atender. Isso conteceu uma vez comigo e num dia eu precisei ir a 4 clínicas até achar uma que me atendessem.

- Você pode ir à uma emergência num hostpital qualquer. Aí você pode esperar de muito até mais de 24 horas!
 
Daí vem a questão: e se você tiver um médico de família? Bom, aí a coisa não muda em nada. Pelo menos até onde eu sei. Pra começar o médico de família é o médico que acompanha seu histórico médico e o da sua família. Eu e Pipe temos uma ó t i m a. Conseguimos por acaso mas valeu a pena. Aqui no Quebec grande parte da população não tem um médico de família simplesmente porque está em falta. Uma amiga quebecoise me contou que a médica dela vai se aposentar em breve e aí ela vai ficar sem. Ele é o médico que te vê uma vez por ano e te manda fazer um check-up. Fora isso, você vai onde der. Você pode até ver seu médico de família outras vezes que não a consulta anual, mas vai ter que marcar consulta e esperar do mesmo jeito.
 
Você leitor do blog e aspirante a novo habitante do Canadá deve estar achando exagero ou talvez tenha simplesmente ficado surpreso. O caso que apesar de aqui ser Primeiro Mundo, o sistema de saúde tá pra lá de defasado e pra se ver um médico rápido você tem que tá morrendo, não vale quase morrendo: tem que ser morrendo mesmo.

Pois bem, o Pipe Lindo viu um médico que mandou ele fazer uma ressonância magnética.
Aqui de novo a questão do sistema de saúde. Se você não tiver grana ou um segura saúde particular, você vai esperar em média uns 4 meses até fazer esse exame.

Daí o exame volta pro médico que pediu. Este médico vai analisar o prejuízo e se, somente se, ele achar que seja o caso, ele vai te encaminhar pra um especialista, no caso aqui o ortopedista. Senão ele vai te dar uns remedinhos pra dor (que nunca são fortes o suficiente) e pronto.
Aqui você só consegue se consultar com um especialista se você tiver uma prescrição do médico geral te encaminhando. Senão é sentar e chorar.

Com a prescrição na mão o Pipe foi ver o ortopedista. Ele deu sorte porque eu tinha já um ortopedista marcado pra mim na semana seguinte e eu consegui que ele fosse comigo. O ortopedista viu os exames e mandou ele ver um cirugião ortopedista.

Aqui demos uma sorte incrível. A Ju fofa trabalha no hospital (eu nunca sei em qual ela trabalha porque é um complexo de uns 3 hospitais) e nos contou que conhecia um médico brasileiro super bambambam, super bom que era exatamente cirurgião-ortopedista-especialista-em-joelho. Conseguimos o número e ligamos pra marcar a consulta.
Ligamos, a secretária mandou mandar por fax a prescrição do ortopedista e o resultadado dos exames. Feito isso seria aberto um dossiê e de acordo com o a urgência do caso eles marcariam a consulta. Demorou uns 3 meses pra ligarem marcando a consulta. Mais um mês e meio pra consulta e mais uns 6 ou 7 meses até a cirurgia.

A cirurgia foi na quarta passada, na Clínica Rockland. A cirugia foi ótima. A recuperação do Pipe foi incrível. O anestesista disse que preferia dar uma anestesia geral porque pra acordar é mais fácil. Dito e feito. Ele precisou alugar as muletas e eu fiz isso na Jean Coutu, uma rede de farmácias que mais parece a Disney tem de tudo. O aluguel de uma semana custou 10 dólares.

Tudo isso pra contar um pouco como é o sistema de saúde aqui. Essa é uma parte que dá um medo danado aqui na gente. Eu sei que vai ter gente que vai dizer que foi muito bem atendido ou que foi rápida a espera numa emergência. Mas eu garanto que vamos encontrar outras 100 pessoas que foram, no mínimo, muito mal atendidas ou nem mesmo atendidas. Claro que eu tô contando aqui da minha experiência - só no ano passado eu tive que ver uns 10 médicos por conta de gripe, infecção, bronquite, resfriado, alergia, enxaqueca...coisas que eu peguei lá na garderie e que meu sistema imunológico custou a se acostumar - mas também estou em contato com muita gente lá na garderie (são 110 crianças e um número incalculável de responsáveis já que os pais já estão na maioria no 2 ou 3 casamento). Já ouvi casos de arrepiar os cabelos de criança com perna quebrada esperar mais de 7 horas numa emergência gritando de dor (se isso não é uma emergência eu não sei o que é), uma amiga de uma amiga que foi atropelada e, mesmo chegando de ambulância, esperou 10h por atendimento e teve 2 desmaios enquanto esperava, um dos meus bebês de 13 meses estava reclamando de dor e com diarréia e o médico tratou como gastroenterite mas era o apêndice que terminou por estourar de tanta infecção e quase matou o pequeno (e os pais junto, né?).

O jeito aqui é não ficar doente. Cuidar direito da saúde. E nunca deixar pra ver um médico quando a coisa já tá preta. Porque sabe-se lá quando a gente vai conseguir ver um.

Agora algumas dicas:
- o Info-santé: você disca 811 (as vezes espera uma eternidade) e fala com alguém que pode te ajudar a achar um hospital, clínica ou um especialista. Você pode também falar com uma enfermeira que vai te responder suas dúvidas e, se não conseguir resolver seu problema, vai te indicar quem procurar e onde.
- o guia "Accès santé dans votre quartier": vira e mexe eu recorro ao guia pra achar alguma coisa que preciso. Ele enumera clínicas, hospitais e serviços sociais no seu bairro e os horários de funcionamento. Te dá também algumas informações como alimentação, aleitamento, violência conjugal... Eu não sei quem distribui o guia mas ele chega aqui em casa uma vez por ano.

E aqui alguns tels dos médicos:

- Nosso médico de família é a Dr. Natalie Boulanger, na clínica Zina Santé que fica em frente o Marché Central. A clínica é chique pra xuxu. Os funcionários são muito, muito ruins mas os médicos são excelentes. Ou seja, você vai ter que as vezes passar raiva com a secretária mas vai valer a pena. Lá também é Clinica sem horário marcado e com horário marcado.
O tel: (514)384-9462.

- O ortopedista que o Pipe viu se chama Dr. Mitchel e ele atende na Physio Mieux Être: 7281, boulevard Shaughnessy, Montreal - (514) 728-6511

- A clínica onde o Turu operou: http://www.rocklandmd.com/CLINIQUE%20MEDICALE/index.php
O médico escolheu a clínica pra cirugia mas ele não atende lá não.

- O médico é o Dr. Júlio Fernandes. Ele é super renomado na área de ortopedia aqui em Montreal. Simpático e competente passa a maior confiança. É um dos 3 maiores e melhores em Quebec e um dos melhores do Canada. Pra entrar em contato: (514)338-2222, poste 2060. http://www.hscm.ca/
Dúvidas, é só escrever.

Ah, e o Pipe lindo tá super bem. Hoje devo ir lá devolver as muletas porque ele já quer começar a andar sem elas. Sexta vamos tirar os pontos. Agora ele tem que começar a fisioterapia. Só quero ver!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai que medo!!!! Que bom que temos um médico que está acima de todos e de tudo!!
Enfim, meu coração fica pequenininho saber que estão perdidos nesse país "doido". Cada vez gosto mais do nosso Brasil, e esperamos em breve poder curti-lo juntos! Muiita paz e saude pra voces! Beijos,
tia Albinha

Anônimo disse...

Queridos filhotes ainda bem que alem das deficuldADES VC FILHA FUSSA TUDO E ACHA UM JEITO.eSTOU CADA VEZ MAIS PREOCUPADA COM VCS AI EM SE TRATANDO NA AREA DE SAUDE.fICO IMAGINANDO QUANDO VC ENGRAVIDAR.QUE DEUS ABENCOE VCS.SAUDADES ,BJO GRANDE MAMAE.