segunda-feira, 26 de outubro de 2009



E eis que hoje começou por aqui a vacinação contra a Gripe A. Sob muita controversa, a primeira fase da vacinação começou com força total. Vai ser assim: primeiro as pessoas consideradas “grupo de risco”, ou seja, crianças de baixa idade, pessoas hospitalizadas, idosos, mulheres grávidas, pessoas com problemas crônicos de saúde e profissionais da saúde. Depois o resto da população.
Por aqui não se fala de outra coisa e as opiniões estão bem divididas. Muita gente já disse que não vai se vacinar. O medo maior é o fado da rapidez com que esta vacina foi feita. Hoje vi a entrevista de um deputado que dizia que não iria se vacinar. E ele questionava se haveria alguma indenização prevista pro caso de uma pessoa vacinada ser infectada.
O governo tem feito pressão pra que todos se vacinem. Existe uma lei recém aprovada que diz que as pessoas da área da saúde que não se vacinarem e pegarem a gripe e faltarem ao trabalho (o que é praticamente obrigatório) terão que arcar com as faltas do próprio bolso.
Há duas semanas está sendo distribuído por toda Montreal um mini caderno com explicações sobre tudo ligado à gripe: formas de prevenção, de contágio, onde receber a vacina, precauções em caso de infecção e quem faz parte do “grupo de risco”. Os proprietários imobiliários também estão sendo orientados a algumas precauções com seus imóveis como desinfetar as áreas comuns assim como objetos de uso comum dos moradores tipo corrimões, interfones, maçanetas e afins.
Isso tudo porque o inverno está chegando e com ele o medo de uma infecção em massa da população que já é tão neurótica com doenças.
Eu ainda não sei como será lá na garderie. As doenças lá correm soltas e felizes. Claro, são mais de 90 crianças juntas o dia todo e com elas os micróbios, vírus, bactérias e piolhos. Não tem jeito. Se um ficar doente, a galera vai toda ficar doente junto, tipo uma solidariedade compulsória. Acho que se o bicho começar a pegar eles vão acabar fechando a garderie por alguns dias, o que não seria de todo ruim pra mim.
Eu ainda não tô bem certa se quero me vacinar (ai, agora minha mãe tem um troço lendo isso). Mas é que tenho medo dos efeitos colaterais que ainda não são muito precisos. Dependendo é até melhor pegar a gripe e se cuidar direitinho e aí ela passa.
Bom, mas aguardemos. Quando chegar a minha vez de me vacinar, eu decido. Pode ser que até lá eles estejam mais certos sobre a vacina.
Enquanto isso, oremos e aguardemos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Filha eu confio no nosso Deus peco sempre para ele livrar vcs de todo mal que ele te de sabedoria pra decidir vacina ou não vacina.Que Deus proteja vcs.