terça-feira, 22 de março de 2011

3 ANINHOS!!!

É, minha gente. Hoje completamos 3 aninhos de Canadá. E olhando nosso caminho até aqui eu devo dizer que a gente só tem o que agradecer.

São três anos em que muita coisa aconteceu. Alguns perrengues, claro, principalmente por conta da saudade e da falta que a gente sente de tá longe. Mas principalmente muitas conquistas.

A começar pelo nosso relacionamento, eu e Pipe Lindo. Foi a primeira e, com certeza, a melhor de todas as nossas conquistas. O nosso casamento que já era bom ficou o Céu. Porque aqui somos só nós dois e mais ninguém. Lembro muito bem dos primeiros dias em que a gente vivia grudado um no outro. A gente juntava o pouquinho que cada um falava do francês e ia passear e resolver as pendengas específicas de um imigrante. Era tão gostoso! A gente fazia absolutamente tudo junto e isso foi muito bom pra aprofundarmos ainda mais nosso relacionamento. Até hoje às vezes eu entro em algum lugar onde íamos naquela época e sinto o cheiro do lugar e sinto uma sensação tão gostosa que me remete à essa época. O tempo passou e a gente aprendeu a viver em eterna lua-de-mel. Somos os melhores companheiros um pro outro e não dá pra imaginar minha vida sem ele. O tempo e a convivência só serviram pra mostrar que fizemos a escolha certa.

Tem também as conquistas pessoais, como o francês que falamos bem hoje, a nossa adaptação, a maneira como lidamos com muitas questões que antes eram simplesmente sujeitos de discussão como imigraçao, discriminação, inclusão social. Conhecemos pessoas de países que nem sabíamos que existiam e com elas um leque de culturas impressionantes. Hoje em dia é difícil pra gente conceber a idéia da falta de respeito só porque alguém é diferente da gente.

Na área profissional a gente só teve surpresa boa. O Pipe Lindo voltou a trabalhar na área e com a paixão dele: a natação. Hoje é um dos melhores técnicos de natação daqui. Eu redescobri minha vida sendo professora de primário. Nunca estive tão feliz e nunca me senti tão amada pelos meus clientes. E a vantagem é que eu posso beijar e abraçar a vontade! Em meio à essa caminhada tivemos alguns presentes. O Pipe é super amado pelos pais dos atletas. Gente que aprendeu a amar os Turus de graça e que sempre se dispõe à nos ajudar haja o que houver. Gente que nos convida pra jantar, pra comemorar aniversários. Gente que nos considera família e que aprendeu a admirar nosso país e cultura por nossa causa. É uma grande responsabilidade a nossa mas ser brasileiro em terras canadenses ainda é muito bem visto. Já eu lá no meu trabalho tenho colegas maravilhosas. Todas se esforçam pra aprender português comigo. Outras já até foram conhecer o Brasil com a mãe. E outras já estão com viagem marcada pra passar o carnaval do Rio no ano que vem. E quando chega a copa do mundo todo mundo vai trabalhar com roupa verde e amarela, mesmo sem entender patavinas de futebol. Isso é carinho, é reconhecimento. Quando o Pipe saiu do primeiro trabalho dele aqui pra ocupar um cargo melhor, ele foi falar com a diretora para agradecer a oportunidade de ter trabalhado lá (detalhe que por aqui isso quase não acontece). Ela chorou de emoçao e de alegria por ele. Ela disse que adoraria poder ter ele ainda na empresa mas infelizmente ela não tinha como oferecer um grande futuro pra ele. E disse ainda que ela o contratou porque ele era brasileiro que ele superou todas as expectativas dela. Uma outra colega, um dia, disse que depois que nós chegamos pra trabalhar lá (no início eu e Pipe Lindo trabalhávamos no mesmo lugar, na YMCA) o clima tinha mudado, a gente era sempre feliz e tinha sempre muita boa vontade e perguntou o quê que a gente tinha de diferente. Esses são dois exemplos de uma coisa que não tem preço: o reconhecimento de um trabalho bem feito. E é essa diferença na vida das pessoas que tanto eu quanto o Pipe temos como prioridade sempre.

Mas a melhor de todas as conquistas dos Turus foi, sem dúvida, os amigos que fizemos. Às vezes a gente fica imaginando se um dia a gente se encontraria se estivéssemos todos no Brasil. Dá um frio na barriga pensar que a gente podia passar a vida sem se conhecer... Com certeza nossa estada aqui seria muito diferente sem essa turma que a gente aprendeu a chamar de Família Canadense. É gente pra tá com a gente pro resto da vida e pro que der e vier! Gente que aprendemos a amar com força e pra sempre. Gente que hoje mora no nosso coração de batata-doce.

E quem diria que 3 anos depois de chegar os Turus estariam esperando um Turuzinho baby? Em breve nossa história será escrita por 3 e não mais dois Turus. É alegria que não cabe, amor que multiplica. Tudo isso aqui, nesse país que aprendemos a chamar de casa.

E pra homenagear a cidade que nos acolheu tão bem deixo vocês com um vídeo muito lindo. Espero que vocês também tenham vontade de vir conhecer nossa Montreal e desfrutar de tudo o que ela tem pra oferecer em quatro estações muito bem definidas (mas ó, não vem no inverno não!!! prontofalei).



4 comentários:

Zuzus disse...

Olá Turus,

Parabéns por todas as vitórias que conseguiram neste período. Vida de imigrante não deve ser fácil, ainda nem chegamos aí e já estamos "ralando" muito. São muitas coisas a fazer e decisões complexas. Lendo seu post, fiquei curiosa em relação a profissão do seu Pipe. Ele trabalhava com educação física aqui na terrinha? Sou desta área e estou caçando pessoas com experiência de trabalho aí no Canadá. Fico confusa e em dúvida se continuo apostando nela ou mudo radicalmente.
Obrigada pela força!
Mais uma vez parabéns para os "trÊs".
Bjs,
Zu

Com o pé no Canadá disse...

Familia Turus... que post mais lindo... fiquei emocionada. Parabens e q a felicidade continue :)

[]s, Sa

Juliana e Rômulo disse...

Olá Renata, eu sempre acompanho vocês pelo meu GoogleReader. Hoje lendo seu post fiquei mt emocionada (cada vez mais pois meu casamento religioso é próxima semana!). Adorei saber que vocês vão ter um neném. Certamente ele será bem vindo pelo casal e pela comunidade canadense. Minha mãe e irmaã já moram em Ottawa e eu estou só esperando o visto do meu marido sair (Sponsorship). Muita sorte na sua gestação! Bjs Juliana

Drinho e Nessa disse...

Ontem completamos 7 meses de Canadá e quando a gente leu seu post, nos remeteu ao dia que chegamos, cheios de incertezas, de medos, ansiedades... Puxa, tenho que concordar que a distancia da familia faz com que nosso relacionamento amadureça. Queremos chegar aos 3, 5, 6... todos os anos que Deus nos permitir. Parabéns pra vc's e, que venham todos os outros anos felizes de suas vidas!
Drinho e Nessa.